Magusto 2021

Como prometido, realizou-se o ansiado Magusto de S. Martinho, em Pombal de Ansiães, promovido pela Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães.
Ansiado pois, ao fim de 2 anos de pandemia e da falta de realizações que promovessem a convivência entre os pombalenses, eis que começam a surgir sinais de alguma normalidade e o Magusto foi um deles.
Com efeito, em boa hora a Direção da ARCPA resolveu comemorar novamente esta celebração, que além de marcar o Outono, a chegada do frio e os dias cinzentos, é também a hora de “ir à adega e provar o vinho”, para além de acompanhar com as deliciosas castanhas, um fruto que para além de delicioso, é indicador desta estação do ano.
Feitos os preparativos e adquiridos os ingredientes, chegou a hora de acender a fogueira no local habitual, para a qual contribuíram os membros da Direção, secundados por alguns outros associados que também se juntaram à celebração.
O clarão da fogueira para além de iluminar deu o sinal de que a atividade estava em movimento e desta forma, os “fregueses” começaram a afluir. De início, ainda poucos, a modos que meios envergonhados pela falta de hábito mas, a pouco e pouco lá se forma chegando e á roda da fogueira, as castanhas forma sendo apreciadas, “quentes e boas”, como manda a tradição, acompanhadas a rigor, pela bela jeropiga. A animação foi crescendo de tom, a massa humana foi crescendo também e foi-se juntando um bom número de convivas, criando uma atmosfera bastante simpática, até porque a noite estava bastante agradável e a atividade com vidava à alegria. Alguns, ou algumas, iam dando vivas, numa demonstração de satisfação pela possibilidade de, ao fim de bastante tempo, poderem celebrar a vida, a tradição e, porque não dizê-lo, o regresso da animação ao nosso Pombal e à nossa Associação. A “Belita” era uma das mais animadas e felizes, a este respeito, não se cansando de ajudar e colaborar nesta iniciativa.
Neste nosso Magusto, pudemos contar com a participação de alguns convidados, destacando-se a do Sr. Presidente da Câmara e respetivos Vereadores, que amavelmente quiseram marcar presença e responder à nossa solicitação, tendo alguns pombalenses aproveitado a ocasião para lhes endereçar alguns pedidos bem oportunos.
Findas as castanhas e como os pombalenses são amigos de uma boa “merenda” e ainda para aproveitar as brasas da fogueira, “toca a assar!”
Para sustentar o corpo e aquecer a alma, uma sucessão de fêveras assadas, finalizadas por um delicioso caldo verde, tudo obra das nossas excelentes colaboradoras, permitiu terminar a noite em beleza!

Ora digam lá que não foi uma bela iniciativa!?

Últimas Notícias

Passagem de Ano

Passagem de Ano

PASSAGEM DE ANO A Direção da Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães informa que devido à situação pandémica que atravessamos neste ano de 2021, não realizará a comemoração da Passagem de Ano. Estamos convictos que compreenderão esta nossa decisão,...

Tomada de Posse dos Corpos Gerentes 2021/2023

Tomada de Posse dos Corpos Gerentes 2021/2023

Ao dia Um do mês de Novembro do ano de dois mil e vinte e um reuniu a Assembleia Geral da Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães no seu edifício sede para uma reunião de Assembleia Geral com a seguinte ordem de trabalhos:1 – Informações;2 - Tomada de...

Eleições Biénio 2021/2023

Eleições Biénio 2021/2023

Aos trinta e um dias do mês de Outubro de dois mil e vinte e um, entre as catorze horas e as dezoito horas, decorreu a eleição dos Corpos Gerentes da Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães, para o Biénio 2021/2023, conforme convocatória da Presidente da...